FLOREÇA ONDE VOCÊ ESTÁ PLANTADO

Hoje vamos começar com uma frase do pastor Martin Luther King Jr.

"Se um homem é chamado para ser varredor de ruas, ele deve varrer as ruas como Michelangelo pintava, ou Beethoven compunha música, ou Shakespeare escrevia poesia. Ele deve varrer as ruas tão bem que todos os exércitos do céu e da terra farão uma pausa para dizer: Aqui viveu um grande varredor de ruas que fez bem o seu trabalho."

Nosso assunto é talento no sentido de aptidão ou capacitação. Então, abre-se um leque para falarmos sobre ‘Os Sete Montes’ as 7 áreas e influência da sociedade (Família, Educação, Governo, Finanças/Empreendedorismo, Artes e entretenimento, Mídia e Religião).

Cada um de nós temos dons e talentos únicos que podem ser usados para influenciar positivamente a sociedade em uma ou mais dessas esferas. Como se trata de influenciar positivamente as pessoas à nossa volta, não vamos nos ater em falar sobre cada esfera de atuação, e sim sobre os VALORES e PRINCÍPIOS bíblicos que devemos praticar, como bons mordomos, em cada uma dessas esferas, de maneira a refletir o caráter e os ensinamentos de Cristo.

EXEMPLOS DE VALORES E PRINCÍPIOS BÍBLICOS QUE PODEM SER APLICADOS EM CADA UMA DAS ESFERAS DOS SETE MONTES (Honra, Educação, Sabedoria, Integridade, Justiça, Serviço, Honestidade, Diligência, Beleza, Criatividade, Verdade, Pureza, Edificação, Amor ao próximo, Perdão).

Base bíblica:

1. Família: Honra: "Honra teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa" (Efésios 6.2).

Educação: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele" (Provérbios 22.6).

2. Educação: Sabedoria: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução" (Provérbios 1.7).

Integridade: "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento" (Provérbios 2.6).

3. Governo: Justiça: "Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades" (Isaías 10.1).

Serviço: "Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal" (Marcos 10.43).

4. Finanças/Empreendedorismo: Honestidade: "Peso e balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa" (Provérbios 16.11).

Trabalho diligente: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Eclesiastes 9.10).

5. Artes e Entretenimento: Beleza e criatividade: "No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1.1). Deus como Criador é um exemplo de valorização da beleza e criatividade.

6. Mídia: Verdade: "Falai a verdade cada um com o seu próximo" (Zacarias 8.16).

Pureza: "Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4.8).

Edificação: "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (1ª Coríntios 10.23).

7. Religião: Amor ao próximo: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22.39).

Perdão: "Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6.15).

Para pensar: Que sejamos intencionais, busquemos e aproveitemos as oportunidades de servir e refletir o caráter de Cristo, aí sim, estaremos impactando de maneira positiva o mundo ao nosso redor, de acordo com os princípios cristãos citados a cima.

Cleiton Antonio, pr