Folhas de Célula

NA VIRADA DO DIA

Na concepção bíblica, tesouro não é apenas material, mas, também, espiritual e moral como: Comunhão com Deus, Palavra de Deus, Família, Saúde, Trabalho, e por fim, Dinheiro. Acredito que o mais importante de todos é a comunhão com Deus.

Espiritualmente, a "viração do dia" pode simbolizar um tempo de encontro e comunhão com Deus, um momento para refletir sobre o dia que passou e buscar a presença divina.

FLOREÇA ONDE VOCÊ ESTÁ PLANTADO

Nosso assunto é talento no sentido de aptidão ou capacitação. Então, abre-se um leque para falarmos sobre ‘Os Sete Montes’ as 7 áreas e influência da sociedade (Família, Educação, Governo, Finanças/Empreendedorismo, Artes e entretenimento, Mídia e Religião).

O LADRÃO DE TEMPO

É interessante como ‘tempo e ansiedade’, esses dois fenômenos, podem estar relacionados. A sociedade pós-moderna, com suas tecnologias e ritmos acelerados, parece estar constantemente correndo contra o tempo. Isso pode levar a uma sensação de que o tempo está passando mais rápido, pois estamos sempre ocupados e focados em múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

O MORDOMO

Mordomia é um modo de viver, um privilégio que o cristão tem de usar recursos materiais e espirituais e dados por Deus com finalidades específicas. Na bíblia mordomo é chamado de despenseiro (1ªCoríntios 4.1,2; 9.17; Tito 1.7; 2ª Pedro 2.10; etc.). Pela perspectiva de que Deus é dono de tudo (Salmos 24.1) e que nós somos MORDOMOS devemos prestar contas de tudo que Ele nos tem dado Tempo, Talentos e Tesouro.

A FONTE DA VIDA ETERNA

À luz da psicanálise entendemos que o ser humano consegue com mecanismos (psicológicos) diversos, esconder algum tipo de tristeza, mas a alegria dificilmente pode ser escondida. Quando olho para o episódio onde Jesus se encontra com a mulher samaritana, vejo isso, de como ela ficou maravilhada ao ponto de não se conter e correr para falar sobre Jesus (João 4.1 ao 42).

REUNIDOS EM MEU NOME

Sem sombra de dúvidas Mateus 18:20 é um dos versículos mais apreciados e citados da bíblia “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."

É importante entender os versículos anteriores (1 a 19) Sobre a humildade e a importância da correção em amor e o poder da concordância em unidade. E posteriores (21 ao 35) sobre a importância do perdão e o perigo da falta dele. Vamos nos deter nessa última parte ‘o perdão’.

AMIGO CHEGADO

O Espírito Santo é mencionado pela primeira vez em Gênesis 1.2, participando ativamente da criação. Ele compartilha da mesma essência divina que o Pai e o Filho, possuindo os mesmos atributos. É todo-poderoso, possui pleno conhecimento de todas as coisas, e está presente em todos os lugares de forma plena.

SEJA COMO TU QUERES

“A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.” 1º Samuel 15.22b.

No texto acima o profeta Samuel está repreendendo o rei Saul por sua desobediência às instruções de Deus. A verdadeira adoração envolve obedecer e seguir os caminhos do Senhor. A obediência está profundamente ligada à fé, através da qual somos introduzidos à presença de Deus, a quem voluntariamente nos submetemos; e, nos dispomos a viver em obediência à sua palavra, à igreja e àqueles que ele estabeleceu para ministrar sobre o seu povo.

CONEXÃO VERTICAL

“Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. 1ª Tessalonicenses 5.16-18.

A oração é o ato de conversar com Deus. Por meio dela, cultivamos nossa intimidade com o Pai Celestial. Quão maravilhoso é orar, esse relacionamento familiar é a vontade dele para convosco.

UMA FAMÍLIA INFLUENTE

“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” Efésios 2.19.

Todos que recebem Jesus como salvador e senhor de suas vidas passam a fazer parte da família de Deus, a igreja, mas a final de contas o que é a igreja.

DE VOLTA AO LAR

“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". Atos 4.12

A salvação é a maior bênção que um ser humano pode receber e, ao mesmo tempo, a mais significativa experiência espiritual. Todo crente deve compreendê-la profundamente e compartilhá-la com aqueles que ainda não aceitaram a Cristo, para que também possam ser salvos.

DEUS NÃO ESTÁ MORTO

A frase "Deus está morto" é conhecida por ter sido proferida pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Em sua obra "Assim Falou Zaratustra", Nietzsche via um movimento em direção a uma visão de mundo mais secular e científica, onde as explicações religiosas para questões morais, existenciais e cosmológicas estavam sendo questionadas e substituídas por uma abordagem mais racionalista e naturalista. O Pensamento de Nietzsche é bem presente hoje em pautas progressistas e no meio acadêmico.

UM FAROL QUE BRILHA

O porto mais famoso do mundo é o Porto de Rotterdam, localizado nos Países Baixos. Em média, eram registrados aproximadamente 10 a 15 acidentes por ano. Após a implementação de sistemas de sinalização modernos, como faróis, boias, e sistemas de navegação por GPS, houve uma redução considerável no número de acidentes. Hoje em dia, o número de acidentes no Porto de Rotterdam diminuiu significativamente, contribuindo para uma navegação mais segura e eficiente.