Folhas de Célula

ENTRA PARA TEU QUARTO

No sermão da montanha - Mateus Capítulos 5 ao 7 - Jesus nos traz uma mensagem completa no que diz respeito a relacionamento com Deus e com o próximo. O capitulo seis, uma parte, significativa, desse sermão trata de assuntos como: A prática da justiça, com se deve dar esmola, como se deve orar, como jejuar, tesouros no céu, luz e trevas, os dois senhores e a ansiosa solicitude.

Vamos focar nossa reflexão em Mateus 6.5-8 - como se deve orar. De acordo com intérpretes como Matthew Henry. e D.L. Moody. A expressão “entra no teu quarto e, fecha a porta” tem um significado profundo que vai além do simples ato de entrar em um cômodo. E nos revela alguns princípios importantes.

FAÇA O FOGO SUBIR COM VIDA

No livro 'O avivamento no país de Gales' - escrito por Nancy L DeMoss e Maurice Smith - encontramos o seguinte: "Um mover de Deus geralmente não acaba instantaneamente; vai perdendo fôlego pouco a pouco, até que as pessoas concluam: "Parece que agora tudo está voltando ao normal". E, quando se procura descobrir o que aconteceu, vários motivos podem ser apontados: tentativas humanas para organizar a obra do Espírito, orgulho, falta de sabedoria e discernimento no uso de dons, ênfase exagerada na busca por experiências, divisões".

Como aplicação em nossa vida, devermos estar cientes e praticar, alguns princípios que considero de suma importância para que sempre estejamos “queimando” por Jesus e sua obra.

FUNDAMENTOS DE UM AVIVAMENTO

No livro “O Avivamento no País de Gales” (Nancy L DeMoss e Maurice Smith) encontramos uma mensagem pregada por Evan Roberts, que passou a ser uma linha mestra em todo o avivamento que se espalhou por aquele país. De acordo com a maioria dos historiadores, esse avivamento durou de novembro de 1904 a abril de 1906. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas foram alcançadas por Jesus, muitos bares faliram ou fecharam. Embora, os efeitos visíveis do avivamento no país de Gales não passaram de dezoito meses, ainda hoje, milhares de pessoas são tocadas ao redor do mundo.

A mensagem pregada por Evan Roberts tinha quatro pontos – arrependimento, perdão, obediência e testemunho - simples, profundos e igualmente relevantes para hoje. Vejamos:

PONTO CEGO

Acidentes automobilísticos acontecem por três fatores principais: imprudência, negligência e imperícia. Associado a esses fatores está o ‘ponto cego’ de veículos e rodovias. Pontos cegos são espaços que escapam da visão dos motoristas. Um projeto de Lei de 2022 visa tornar obrigatória a instalação de sensores para detecção de pontos cegos em veículos no Brasil, isso poderia reduzir cerca de 14% os acidentes com mudança de faixa.

PONTO CEGO EM NOSSA VIDA - De acordo com especialistas em desenvolvimento humano - Tony Robbins, entre outros - uma pessoa pode ter até 6 pontos cegos em sua vida.

E FOI ASSIM QUE TODOS SE SALVARAM

"Levantou-se contra a ilha um tufão de vento, chamado Euroaquilão" Atos 27.14.

Tempestades da vida, muitas vezes são repentinas, e podem ser qualquer tipo de dificuldades, tribulações ou crises que nos desestabilizam, sejam espiritualmente, emocionalmente, socialmente – relações interpessoais.

O apóstolo Paulo e seus companheiros foram surpreendidos por uma tempestade incontrolável, Atos 27.14-15. Hoje não é diferente, muitas vezes somos surpreendidos por situações fora de nosso controle, como perdas, enfermidades, conflitos, provações

HONRA, UM CHAMADO PARA FILHOS

Paulo um verdadeiro exemplo de paternidade espiritual, aborda a importância de honrar pai e mãe. É importante notarmos que o pano de fundo histórico da carta aos efésios é batalha espiritual, isso significa dizer que a prática da honra pode tanto proteger quanto fortalecer nossa vida espiritual, contra as influências de desordem e ataques espirituais.

Honrar é viver de acordo com os propósitos do Reino de Deus, isso vai além de um simples respeito aos pais, seja na dimensão natural ou espiritual. No livro ‘Sonegadores de Honra’, o apóstolo Joel Angel nos adverte que quando retemos a honra - isto é, não honrando a quem de direito – desordens espirituais e influências negativas pode vir sobre nós e consequentemente nossa família.

ALTAR, LUGAR DE POSICIONAMENTO

“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta”. Mateus 5.23-24 (ARA – Almeida Revista e Atualizada).

Na Bíblia, altar é mais do que um espaço físico, é o símbolo de posicionamento e relacionamento profundo e pessoal com Deus. No altar, nós somos moldados segundo a imagem de Cristo. O ‘altar’ nos convida a nos voltarmos para Deus em total rendição. Altar é lugar de decisão, reconciliação, encontro, entrega, honra e reconhecimento - ao Senhor.

UM ALTAR AO SENHOR

Abraão* é conhecido, como o ‘pai da fé’ e, também, como o ‘homem do altar’. Sua história é marcada por essa prática, ‘edificar altares’. Tal prática revela muito sobre sua vida de fé, e o teor de seu relacionamento com o Senhor.

Quando falamos de altar não estamos falando de um lugar físico, e sim, de um posicionamento em relação ao Senhor. Assim, edificar altares em nossa vida ‘hoje’ diz respeito a nossa entrega, aliança, reconhecimento e intimidade com Deus. Em adoração, gratidão, compromisso, obediência e afins.

EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM

O profeta Isaías, foi confrontado com uma revelação muito impactante e profunda em sua vida, “a visão do trono de Deus”, um trono majestoso, cercado por Serafins que clamam sem cessar "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." Isaías, de imediato, reconheceu sua impureza e clamou - “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” Isaías 6.5. Todavia, ao reconhecer sua iniquidade, foi alcançado pela misericórdia do Senhor e teve sua purificação imediata (Isaías 6.7). A partir desse momento, o chamado de Deus foi claro e direto: " A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Isaías 6.8a." (NAA).

O QUE PODE ME DAR ESPERANÇA

Vivemos na era da comunicação, cercados por um fluxo contínuo de informações. A cada dia, somos bombardeados por conteúdos que podem nos sobrecarregar emocional e mentalmente (notícias, opiniões, ‘fake News’, crises). O excesso de informação, ou como ouvi alguém dizer - “infoxicação” informação que intoxica - tem causado impactos negativos como ‘ansiedade, medo e desânimo’, ofuscando nossa esperança, ou como é possível observar, levando muitos ao limiar do desespero. O profeta Jeremias é um exemplo a todos nós, mesmo em um contexto de destruição, de como podemos encontrar esperança nas lembranças das promessas de Deus.

COROA EM VEZ DE CINZAS

Isaías é conhecido como profeta messiânico seus escritos são uma espécie de antecipação profética sobre a vinda de Cristo, o Ungido de Deus. O capítulo (61) está repleto de promessas aplicáveis, hoje na vida do povo de Deus. Vamos abordar alguns pontos práticos para nosso viver diário.

LIBERTAÇÃO E CURA (v.1) - Isaías 61 começa com o anúncio do evangelho (boas novas) aos pobres, cura aos quebrantados de coração e libertação aos cativos.

NOVA CRIATURA

Em Corinto havia uma grande diversidade social, cultural, política e religiosa. E além de tudo, era famosa por seu ambiente moralmente corrupto, marcado por práticas imorais e cultos pagãos a Afrodite e Apolo, cujos templos incluíam, prostituição cultual. Diante disso, surge a pergunta: Como viver como novas criaturas em Cristo, em meio a uma sociedade que valoriza mais o ‘poder’, status e prazer momentâneo do que a essência em Deus? A reposta a essa pergunta é o assunto de hoje.

Paulo, em seus escritos aos coríntios, ofereceu uma visão de como viver como nova criação em Cristo em meio a uma cidade marcada por desafios culturais, sociais, econômicos, políticos e religiosos.

CONHECIMENTO DE DEUS

"Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor. Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude." 2ª Pedro 1.2,3 (NVI).

Conhecer é diferente de saber quem é. O “conhecimento” de Jesus, segundo Pedro não é apenas superficial, mas em relacionamento profundo e transformador.

Aqui, (vs.2,3) o “conhecimento” de Jesus está relacionado à bênção da graça e paz. Quanto mais conhecemos a Deus e a Cristo, mais recebemos paz interior para enfrentar os desafios da vida.

EDIFICAREI A MINHA IGREJA...

“...e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16.18 (ACF).

IGREJA É POVO E NÃO RELIGIÃO - Entendemos que 'Igreja' está mais relacionada com o 'Reino de Deus' do que com religião. E o 'Reino de Deus' está mais ligado ao 'povo' de Deus do que ao 'templo'. Templos cristãos sugiram a partir de 313 D.C. com o imperador romano Constantino. O Reino de Deus não depende de 'instituições, organizações humanas' ou de geografia, a igreja não pertence a homens, como muitos reivindicam, mas a Cristo (“a minha igreja” Mateus 16.18). Independente do lugar que se esteja, é possível acessar a 'dimensão do Reino' Mateus 18.20). Nosso grande desafio é reunirmos em um 'templo' sem perder a essência de ser ’família de Deus’, isto é, igreja.

QUE ELE CRESÇA...

'Em João 3:22-30, notamos alguns fatos interessantes. Um deles é que parece ter havido uma disputa ou até mesmo ciúmes entre os discípulos de João contra o próprio Jesus, que, segundo eles, batizava mais pessoas e atraía mais gente do que João.

Os discípulos de João, ao que parece, queriam que João Batista impedisse Jesus de batizar. Diante disso, o posicionamento de João Batista foi que Jesus era o esposo, o povo era a esposa, e João era o amigo do esposo que havia cumprido seu propósito. “Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido”. João3.29 (ACF). E conclui: “É necessário que ele cresça e que eu diminua”. João3.30 (ACF).

GRAÇA SUFICIENTE

'A minha graça é suficiente para você, pois o poder se aperfeiçoa na fraqueza.' 2ª Coríntios 12.9.

Recentemente estudamos sobre o fruto do Espírito, e fomos levados a entender que essa frutificação é obra do Espírito em nós. Seguindo essa mesma linha de raciocínio vamos pensar um pouco sobre a graça de Deus. Quando falamos de graça de Deus temos que reconhecer nossa total debilidade e ausência de mérito. Graça é favor imerecido. Para isso vamos usar o excelente livro "O Evangelho Maltrapilho" de Brennan Manning, para nossa reflexão sobre a debilidade humana e a graça de Deus.

ANDAI EM ESPÍRITO

Recentemente falamos sobre o Fruto do Espírito, hoje vamos explorar o conceito de "Andar em Espírito”, tal conceito é essencial para a vida cristã, pois, nos capacita a vivermos em intimidade, dependência contínua do Espírito e a rejeitar os desejos pecaminosos da carne. E como resultado desse ‘andar’ ocorrerá uma transformação pelo fato de o Espírito Santo habitar em nós. A ideia de "Andar em Espírito" é um tema recorrente nos escritos de Paulo e está profundamente enraizada em seus ensinamentos sobre liberdade no Espírito e vida cristã (Romanos 8.1-17; 1 Coríntios 2.10-16; Efésios 5.18-21; Gálatas 5.22-23). Mas, o que significa, de fato, “Andar em Espírito”? E, qual deve ser nosso procedimento em relação a isso?

O FRUTO DO ESPÍRITO

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5.22 (ACF)

O fruto do Espírito é a manifestação do caráter de Cristo em nossas vidas. Ao compreendermos os termos originais (em grego) e seus significados, podemos nos aprofundar na vivência e prática dede cada aspecto do fruto do Espírito, permitindo que ele mesmo, o Espírito Santo, transforme nossas vidas de dentro para fora. Cultivar o fruto do Espírito é viver em processo de crescimento contínuo, é viver em santificação.

Analisemos abaixo cada aspecto do Fruto do Espírito:

HÁ PODER EM SUAS PALAVRAS

No princípio de minha fé fui muito impactado com a leitura de um livro “Ha Poder em Suas Palavras” de Don Gossett. ‘Hoje’ estou tendo experiência semelhante lendo o livro ‘Lashon Hará: O Poder das Palavras na Vida Espiritual’ do apóstolo Joel Engel. No trecho bíblico acima, Jesus está ensinando aos seus discípulos sobre o poder da fé.

O ato de declara é o fator de ativação da fé neste texto. Leia novamente e preste atenção nos termos grifados: DISSER, DIZ, DISSER, PEDIRDES e ORAÇÃO. Isto significa que há poder em suas palavras. “Dabar” é um dos termos originais da bíblia para "falar", "dizer" ou "palavra". Porém, no conceito bíblico, dabar significa, também “criar” “promessa” ou “algo tangível”. (Gênesis 1.3; Salmos 33.6; Isaías 55.11).

TRAZENDO A ARCA

A Arca representava a presença de Deus entre o Seu povo. Trazê-la para Jerusalém simbolizava o desejo de Davi de centralizar a vida de Israel em torno da presença e da adoração a Deus.

Essa história nos desafia a buscar a presença de Deus com reverência, alegria e unidade, seguindo fielmente Suas instruções. Inicialmente, Davi tentou transportar a Arca de uma maneira que não estava conforme as instruções de Deus, e isso resultou na morte de Uzá (1º Crônicas 13.9-10). Em 1º Crônicas 15, Davi corrigiu seu erro ao seguir meticulosamente as instruções de Deus sobre quem deveria transportar a Arca e como isso deveria ser feito (1º Crônicas 15.2, 13-15).

COM A FAMÍLIA... EM CASA

Durante o tempo em que a Arca esteve na casa de Obede-Edom, o Senhor abençoou grandemente a ele sua família e tudo o que possuía. Esta bênção manifesta-se como um sinal da presença e do favor de Deus devido à presença da Arca.

Posteriormente, Obede-Edom e seus filhos são mencionados como guardiões e músicos no serviço do templo, o que indica a contínua importância e honra de sua família no contexto do culto e adoração em Israel (1º Crônicas 15.18, 21, 24; 1 Crônicas 16.5, 38; 1º Crônicas 26.4-8).

QUANDO OS BOIS TROPEÇAM

Vamos falar sobre o retorno da Arca, 1º Crônicas capítulos de 13 a 15, este episódio nos chama a atenção sobre como estamos tratando as coisas de Deus e a importância de manter um coração reverente diante Dele.

Isso nos ensina a importância de obedecer às orientações do Senhor de maneira completa e fiel, sem tentar adaptar Suas instruções às nossas conveniências ou ‘achismos’, devemos buscar a orientação de Deus na sua palavra, a bíblia, e garantir que nossas ações estejam alinhadas à Sua vontade. E ter um coração que anseia pela presença de Deus e que está disposto a corrigir os erros para viver em comunhão com Ele.

DE PAI PARA FILHO

Paternidade espiritual é um conceito que permeia toda a bíblia. É de suma importância que entendamos e pratiquemos esse conceito como um princípio bíblico para um bom relacionamento e desenvolvimento, como pais ou filhos, no Reino de Deus.

Temos diversos exemplos de paternidade espiritual encontrados na Bíblia, Moisés e Josué, Noemi e Rute, Elias e Eliseu, Barnabé e Paulo, Paulo e Timóteo, entre outros. Vamos tomar como base para nossa reflexão hoje, Elias e Eliseu.

ABA PAI

"Aba, Pai" é uma expressão que tem origem na língua aramaica, que era o idioma comum falado por Jesus e seus discípulos. Essa expressão combina duas palavras, a primeira é "Aba": que em aramaico que significa "pai". É uma forma carinhosa e íntima de se dirigir ao pai, mais próxima do que simplesmente dizer "pai".

A segunda palavra é "Pai": Refere-se ao termo paterno comum em muitos idiomas, indicando a figura do pai, o progenitor.

CULTIVAR O JARDIM

A Organização Mundial da Saúde (OMS) promove diversos fatores que contribuem para uma vida saudável e bem-estar. Dentre esses fatores queremos destacar o trabalho.

No conceito bíblico, o "trabalho" é um dos tesouros que recebemos de Deus, e é visto como uma atividade honrosa e necessária, tanto para uma vida digna, bem como para glorificar a Deus e cumprir Seus propósitos. O trabalho é fundamental para uma vida cristã saudável.

NA VIRADA DO DIA

Na concepção bíblica, tesouro não é apenas material, mas, também, espiritual e moral como: Comunhão com Deus, Palavra de Deus, Família, Saúde, Trabalho, e por fim, Dinheiro. Acredito que o mais importante de todos é a comunhão com Deus.

Espiritualmente, a "viração do dia" pode simbolizar um tempo de encontro e comunhão com Deus, um momento para refletir sobre o dia que passou e buscar a presença divina.

FLOREÇA ONDE VOCÊ ESTÁ PLANTADO

Nosso assunto é talento no sentido de aptidão ou capacitação. Então, abre-se um leque para falarmos sobre ‘Os Sete Montes’ as 7 áreas e influência da sociedade (Família, Educação, Governo, Finanças/Empreendedorismo, Artes e entretenimento, Mídia e Religião).

O LADRÃO DE TEMPO

É interessante como ‘tempo e ansiedade’, esses dois fenômenos, podem estar relacionados. A sociedade pós-moderna, com suas tecnologias e ritmos acelerados, parece estar constantemente correndo contra o tempo. Isso pode levar a uma sensação de que o tempo está passando mais rápido, pois estamos sempre ocupados e focados em múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

O MORDOMO

Mordomia é um modo de viver, um privilégio que o cristão tem de usar recursos materiais e espirituais e dados por Deus com finalidades específicas. Na bíblia mordomo é chamado de despenseiro (1ªCoríntios 4.1,2; 9.17; Tito 1.7; 2ª Pedro 2.10; etc.). Pela perspectiva de que Deus é dono de tudo (Salmos 24.1) e que nós somos MORDOMOS devemos prestar contas de tudo que Ele nos tem dado Tempo, Talentos e Tesouro.

A FONTE DA VIDA ETERNA

À luz da psicanálise entendemos que o ser humano consegue com mecanismos (psicológicos) diversos, esconder algum tipo de tristeza, mas a alegria dificilmente pode ser escondida. Quando olho para o episódio onde Jesus se encontra com a mulher samaritana, vejo isso, de como ela ficou maravilhada ao ponto de não se conter e correr para falar sobre Jesus (João 4.1 ao 42).

REUNIDOS EM MEU NOME

Sem sombra de dúvidas Mateus 18:20 é um dos versículos mais apreciados e citados da bíblia “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."

É importante entender os versículos anteriores (1 a 19) Sobre a humildade e a importância da correção em amor e o poder da concordância em unidade. E posteriores (21 ao 35) sobre a importância do perdão e o perigo da falta dele. Vamos nos deter nessa última parte ‘o perdão’.

AMIGO CHEGADO

O Espírito Santo é mencionado pela primeira vez em Gênesis 1.2, participando ativamente da criação. Ele compartilha da mesma essência divina que o Pai e o Filho, possuindo os mesmos atributos. É todo-poderoso, possui pleno conhecimento de todas as coisas, e está presente em todos os lugares de forma plena.

SEJA COMO TU QUERES

“A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.” 1º Samuel 15.22b.

No texto acima o profeta Samuel está repreendendo o rei Saul por sua desobediência às instruções de Deus. A verdadeira adoração envolve obedecer e seguir os caminhos do Senhor. A obediência está profundamente ligada à fé, através da qual somos introduzidos à presença de Deus, a quem voluntariamente nos submetemos; e, nos dispomos a viver em obediência à sua palavra, à igreja e àqueles que ele estabeleceu para ministrar sobre o seu povo.

CONEXÃO VERTICAL

“Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. 1ª Tessalonicenses 5.16-18.

A oração é o ato de conversar com Deus. Por meio dela, cultivamos nossa intimidade com o Pai Celestial. Quão maravilhoso é orar, esse relacionamento familiar é a vontade dele para convosco.

UMA FAMÍLIA INFLUENTE

“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” Efésios 2.19.

Todos que recebem Jesus como salvador e senhor de suas vidas passam a fazer parte da família de Deus, a igreja, mas a final de contas o que é a igreja.

DE VOLTA AO LAR

“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". Atos 4.12

A salvação é a maior bênção que um ser humano pode receber e, ao mesmo tempo, a mais significativa experiência espiritual. Todo crente deve compreendê-la profundamente e compartilhá-la com aqueles que ainda não aceitaram a Cristo, para que também possam ser salvos.

DEUS NÃO ESTÁ MORTO

A frase "Deus está morto" é conhecida por ter sido proferida pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Em sua obra "Assim Falou Zaratustra", Nietzsche via um movimento em direção a uma visão de mundo mais secular e científica, onde as explicações religiosas para questões morais, existenciais e cosmológicas estavam sendo questionadas e substituídas por uma abordagem mais racionalista e naturalista. O Pensamento de Nietzsche é bem presente hoje em pautas progressistas e no meio acadêmico.

UM FAROL QUE BRILHA

O porto mais famoso do mundo é o Porto de Rotterdam, localizado nos Países Baixos. Em média, eram registrados aproximadamente 10 a 15 acidentes por ano. Após a implementação de sistemas de sinalização modernos, como faróis, boias, e sistemas de navegação por GPS, houve uma redução considerável no número de acidentes. Hoje em dia, o número de acidentes no Porto de Rotterdam diminuiu significativamente, contribuindo para uma navegação mais segura e eficiente.